O feminino em destaque no “festival de teatro mais ‘artivista’ do país”

0
1674

O festival internacional de teatro ‘É-Aqui-in-Ócio’ está de regresso à Póvoa de Varzim para voltar a mexer mentalidades. Depois de uma edição dedicada ao ‘Ser Humano e os outros seres, humanos’, no ano passado, a 13ª edição quer dar voz ao feminino, a ‘Uma mesma origem, um só ventre, a nossa humanidade, Mulher’.

No dia do equinócio de outono, sexta-feira, 23 de setembro, arranca o festival. Até 1 de outubro, os apreciadores de teatro terão a oportunidade de assistir a 10 espetáculos, para além de várias atividades paralelas como mesas de reflexão, exposições, sessões de cinema e exibição de documentários, sempre focados na mesma temática que promete “desinquietar”.

Poderá mesmo ser descrito como “provavelmente o festival de teatro mais ‘artivista’ do país”, afirmou o presidente da organizadora Varazim Teatro, Eduardo Faria, na conferência de imprensa de apresentação do programa.

A inclusão volta a ser um dos motes do festival, algo iniciado na edição passada e que não será largado tão cedo. “Havemos de ter um festival todo ele acessível para toda a gente”, referiu o dirigente associativo. Na 13ª edição, dois dos espetáculos vão contar com audiodescrição, um deles com tradução para Língua Gestual Portuguesa e outro terá legendagem.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, elogiou o esforço de reinvenção e readaptação da Varazim ao longo dos anos, dizendo até que “não há impossíveis para esta companhia”. “É um programa muito ambicioso que vai desinquietar a comunidade”, referiu.

Joana Soares, diretora de comunicação da Varazim, promete isso mesmo: “se calhar é uma das edições mais curtas a nível de dias, mas das mais intensas a nível da programação”.

Para além do Cineteatro Garrett, o festival espalha-se este ano também pela cidade, alargando-se ao Espaço 25 Junqueira, à Praça do Almada, ao Monumento Evocação da Lota Homenagem às Mulheres do Mar, à Biblioteca Municipal e ao Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.

Os bilhetes custam 7€, mas existem descontos que se podem aplicar. Há ainda a possibilidade de comprar um passe geral, por 42€ (descontos aplicáveis).