Padre poveiro vai contribuir para redação de documento do Sínodo dos Bispos

0
2349
Foto: Ricardo Perna/Família Cristã

O padre Paulo Terroso, natural de Argivai, Póvoa de Varzim, está entre os especialistas nomeados pelo Sínodo dos Bispos, do Vaticano, para redigir o Documento para a Etapa Continental (DTC), também conhecido como ‘Instrumentum Laboris 1’.

Como explica a Arquidiocese de Braga, que cita a Secretaria Geral, este documento será o “instrumento para continuar a ouvir, dialogar e discernir a Etapa Continental do processo sinodal”.

O DTC está incluído na segunda fase do processo sinodal 2021-2023 com o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’. Os especialistas convocados, oriundos dos cinco continentes, vão proceder a uma “atenta leitura e reflexão das sínteses recebidas pela Secretaria Geral do Sínodo”.

Na fase de redação, os especialistas trabalham juntos “num clima de recolhimento”, perto de Roma, sendo que a “metodologia que será adotada poderia ser definida como um «acordeão», pois inclui momentos de silêncio e oração, apresentações intercaladas e diálogos em plenário ou grupos”. Esta fase inicia a 21 de setembro.

Em seguida, será realizada a fase de verificação, na qual o texto será partilhado com outros “peritos que integram as comissões da Secretaria e submetido aos Membros do Conselho Ordinário, que, além de propor emendas, deverá aprová-lo”.

O padre Paulo Terroso é administrador do Diário do Minho, diretor do Departamento de Comunicação Social da Arquidiocese de Braga e membro da Comissão da Comunicação do Sínodo 2021-2023.