Varazim Teatro aberta a colaboração com Vila do Conde para o É-Aqui-in-Ócio

0
1867

A Varazim Teatro apresentou o programa da 13ª edição do É-Aqui-in-Ócio na semana passada. Na conferência de imprensa, a associação organizadora mostrou-se recetiva a uma colaboração com o Município de Vila do Conde para levar o festival de teatro ao concelho vizinho. No entanto, na edição deste ano, ainda não será concretizado o desejo.

“Para mim, o É-Aqui-in-Ócio podia ter perfeitamente uma extensão em Vila do Conde. Somos duas cidades que, juntas, seriam muito mais fortes. Mas, com muita pena, e compreendo, há diferenças. ‘A vossa identidade é demasiadamente poveira’”, disse Eduardo Faria, depois de adiantar ter falado sobre o assunto com o vereador da Cultura vilacondense, Paulo Vasques.

“Há aqui questões que vão para além daquilo que é, ou que devia ser, mais fácil. Tem a ver com questões políticas, e tem a ver com questões de relacionamento com a própria comunidade. Infelizmente, nós somos demasiadamente bairristas”, referiu o presidente da Varazim e diretor-artístico do É-Aqui-in-Ócio.

No entanto, garante que “continuaremos a estar de portas abertas para eles”. “A cultura não pode ser uma coisa meramente local. Tem de ser uma coisa muito mais alargada”, opinou, frisando que “um mais um, por vezes, é mais que dois”.