O Projeto eduK’ARTE – e8G e o Instituto Maria da Paz Varzim dinamizaram durante as férias de verão um programa de onze semanas destinado a crianças e jovens entre os 6 e os 17 anos, provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis ou pertencentes a minorias étnicas do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, Póvoa de Varzim.
As atividades decorreram entre 27 de junho e 9 de setembro. Visaram “promover a inclusão social, atitudes de cidadania ativa, aprendizagens e desenvolvimento de competências, visitas e conhecimento, e claro, momentos de partilha, alegria, convívio e aventura”, explica o eduK’ARTE, que pertence ao Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações e é promovido pelo Agrupamento Cego do Maio.
Nos 55 dias de programa, as crianças e jovens “tiveram a oportunidade de realizar atividades no âmbito das artes, da psicologia e da literacia digital, desenvolvendo, desta forma, competências individuais, sociais e emocionais”.
Visitaram ainda instituições locais, como dos Bombeiros Voluntários, GNR e PSP, Associação Pro-Maior e Casa da Juventude, para além do zoo de Santo Inácio, a Magikland, o Parque de Diversões de Penafiel e o Parque Aquático de Vila Real. Os dias ficaram também preenchidos com a prática de canoagem, surf, capoeira, skate, atletismo, paintball e outras modalidades desportivas.
“No final destas férias, estes participantes escolheram e reuniram as suas fotos favoritas, que, posteriormente, foram integradas num vídeo, também realizado por eles, para que possam partilhar com os seus familiares e para que estes momentos fiquem eternizados nas suas vidas”, termina o eduK’ARTE.