O Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim enviou nesta terça-feira uma nota de imprensa na qual denuncia a ocorrência de “descargas poluentes na praia do peixe, junto à marina”. Ao comunicado, o Bloco anexou um vídeo da situação. O grupo parlamentar do partido já endereçou questões sobre o assunto ao ministro do Ambiente e da Ação Climática.
De acordo com o Bloco, no passado sábado “podia-se constatar que na praia do peixe, junto à marina da Póvoa de Varzim, era notória uma mancha gordurosa nas águas da praia e era sentido um intenso mau cheiro”. As denúncias recebidas pelo BE davam conta de que “a substância gordurosa era proveniente de uma saída de águas pluviais que flutuava em direção à praia”.
“O Bloco de Esquerda considera urgente a ação de inspeção sobre o acontecido e uma punição exemplar para os responsáveis por este atentado”, lê-se no comunicado. Urge ainda à garantia de “uma fiscalização apropriada para que estas descargas não se repitam” bem como a “necessidade de monitorizar a qualidade da água da praia forma mais consequente, para assegurar que não existe qualquer perigo para a saúde pública”.
Ao governo, o Bloco questiona se o Ministério do Ambiente tem conhecimento da situação, que medidas tomará, quais serão as medidas de fiscalização a empreender e “que medidas vai o Ministério do Ambiente e da Ação Climática assumir, eventualmente em articulação com o Município da Póvoa de Varzim, para por cobro às descargas poluidoras e garantir a boa qualidade das águas da praia”.
Pode ver o vídeo enviado pelo Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim abaixo: