Câmara da Póvoa define regras para redução da fatura energética municipal

0
2162
Foto: CMPV

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, apresentou na reunião do executivo realizada na terça-feira um despacho no qual são definidas regras com vista à redução da fatura energética. As novas medidas visam os vereadores e os serviços da Câmara. Foi também aprovado o Plano Diretor de Iluminação Pública que serve para “propor uma melhor gestão” da iluminação pública no concelho.

De acordo com Aires Pereira, este plano foi elaborado em conjunto com a Agência de Energia do Porto. É recorrido “em caso da aprovação de novos loteamentos, novos processos de licenciamento, criação de novos arruamentos”, visto que cria “regras para a iluminação pública por forma a que não tenhamos ruas excessivamente iluminadas e outras deficientemente iluminadas”, disse. Irá, também, conduzir à “substituição de todas as lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas LED”, de uma forma faseada.

“É um documento muito importante e que será o documento que irá guiar daqui para a frente todos os projetos, quer sejam eles do município ou dos privados, em termos de iluminação pública, para uma melhor gestão e uma gestão mais inteligente da iluminação pública no futuro”, explicou.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).