O projeto Xeque-Bike, vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2021 da Póvoa de Varzim, foi inaugurado na Escola Secundária Rocha Peixoto (ESRP) na tarde de quinta-feira. Tem duas componentes: uma de mobilidade, através da instalação de um abrigo para bicicletas complementado com uma pequena estação de reparações, e uma pedagógica, com a aquisição de jogos de tabuleiro e de um tabuleiro de xadrez gigante.
Foi uma ideia que surgiu aos alunos Miriam Marques, Luís Santos, Lara Moreira e a Pedro Sousa numa aula de Cidadania. Propuseram o projeto ao OPJ 2021 e, com os votos de vários jovens do concelho, venceram o concurso.
Segundo Miriam, “este projeto mostra o nosso trabalho, o nosso empenho e o quanto nós queríamos disponibilizar à comunidade meios para que pudessem transportar-se de bicicleta, vir para a escola de bicicleta e não deixar à chuva, ter os cuidados todos para cuidar dela”, bem como “promover os jogos de tabuleiro”.
Para Albertino Cadilhe, diretor da ESRP, “este momento é muito simbólico”, visto que “a cidadania marcou presença. Vale a pena educar para a cidadania, porque só com a participação de todos os cidadãos e futuros decisores é que nós conseguimos mudar alguma coisa neste país”.
Por outro lado, a inovação e criatividade do projeto foram aspetos elogiados por Marco Barbosa, vereador da Juventude Câmara da Póvoa, e por Aires Pereira, presidente da Câmara.
“Isto é que é inovação. Pegar em dois conceitos que à partida possam ser díspares, possam não ter nenhuma ligação direta e arranjar aqui pontos de conexão. Os jovens autores conseguiram fazer isso, pegaram nas bicicletas e juntaram o xadrez numa junção inédita e inovadora”, disse Marco Barbosa, ponto reiterado por Aires Pereira: “Sejam inovadores, sejam criativos. O país precisa de vós e precisa da vossa criatividade. Precisa do vosso contributo e precisa que vocês continuem a apostar naquilo que hoje é o grande desafio da vossa geração: a inovação. Acreditem que vale a pena fazer a diferença e vocês vão fazer a diferença”.