Laúndos inaugura a renovada e ampliada Escola das Machuqueiras (fotos)

0
2063
Foto: José Alberto Nogueira

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira a reabilitação da Escola das Machuqueiras, em Laúndos, Póvoa de Varzim. É “um espaço moderno e atual” que visa oferecer aos alunos “melhores condições para aprenderem, adquirirem as competências que são fundamentais para o seu futuro, para o futuro da nossa comunidade e de serem felizes”, disse no evento o diretor do Agrupamento de Escolas de Rates, no qual se insere a escola.

José Augusto Monteiro declarou sentir “muito orgulho” na obra que “já era esperada há anos”. Agradecendo a paciência de todos os alunos, professores e funcionários que “viveram confinados em contentores com o espaço exterior muito reduzido” nos últimos dois anos, o diretor frisou ainda o contributo da equipa que trabalhou na escola e do executivo camarário, para além dos pais que “compreenderam e tiveram a paciência para esperar por este momento e a ajuda que deram para conseguirmos ultrapassar”.

Também o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, agradeceu a “compreensão” da comunidade escolar, que “aguentaram durante este tempo todo a escola a funcionar neste espaço em condições muito precárias”.

“A educação para o município da Póvoa de Varzim é mais do que uma paixão”

De acordo com o edil, “a educação para o município da Póvoa de Varzim é mais do que uma paixão”, sublinhando as intervenções feitas no parque escolar num valor “que ultrapassa os 14 milhões”. Mencionou, nesse sentido, a candidatura ao PRR do projeto da nova creche, jardim de infância e centro de dia nas instalações da antiga escola da Senhora da Saúde que já está “em fase de projeto de execução para lançarmos no próximo ano o respetivo concurso, num investimento que ultrapassará o milhão de euros”.

A Escola das Machuqueiras começou a ser intervencionada no primeiro trimestre do ano passado. A obra serviu para criar “um salão polivalente dotado de copa destinado às atividades desportivas e refeitório, uma sala de apoio que funcionará como biblioteca e várias salas de trabalho” e “espaços complementares às atividades letivas”, para além de renovar as salas de aula existentes.

A obra incluiu também a criação de um circuito no espaço de recreio para a realização de sessões do projeto ‘É Bom Pedalar Aqui’, para formação das crianças sobre o código da estrada e como andar de bicicleta corretamente e de forma segura. Durante a inauguração, foi realizada uma sessão do projeto, para além de exibidas apresentações de karate e de música.