Praticante de Paddle resgatado por nadadores-salvadores na Praia do Náutico

0
2719

Os nadadores-salvadores de da Autoridade Marítima e de ‘OS Delfins/Os Golfinhos’ afetos ao projeto AQUAVIDA (projeto das Câmaras Municipais da Póvoa de Varzim e Vila do Conde com Os Delfins/Os Golfinhos, que visa o patrulhamento das praias dos dois concelhos em dias de bom tempo fora da época balnear, resgataram este domingo, pelas 12h50, um banhista praticante de Stand Up Paddle, que estava a cerca de 150 metros da costa, e se encontrava com dificuldades para regressar a terra.

O alerta para o socorro foi dado por dois telefonemas de banhistas, que estavam na posse de um cartão que foi entregue com o número de SOS pelos nadadores-salvadores do AQUAVIDA na manhã de hoje. Para o local deslocaram-se os nadadores-salvadores do AQUAVIDA, apoiados por uma viatura e os militares nadadores -salvadores do Projeto SEAWATCH da Autoridade Marítima Nacional apoiados por uma viatura VW Amarok.

Ao chegar ao local, um dos militares da VW Amarok lançou-se para o mar com a prancha de salvamento e auxiliou a vítima a regressar à terra sendo apoiado pelos Nadadores Salvadores do Projeto AQUAVIDA na linha da maré.

De acordo com informações da equipa de salvamento, “à chegada da vítima verificou-se que esta se encontrava bem de saúde, sem necessitar de ajuda adicional. A vítima estava cansada e informou que era a primeira vez que praticava aquele desporto, o que gerou grande alarme nos banhistas que estavam na praia em particular na família que achou tratar-se de uma situação mais grave”. O praticante apesar de não correr risco de vida, necessitava de ajuda para regressar à costa.

No final, tanto os nadadores-salvadores como os militares e ainda um agente da Polícia Marítima, sensibilizaram os presentes para os perigos que o mar apresenta mesmo quando aparenta estar calmo e apelaram à importância na clareza da informação a transmitir num pedido do socorro.

Foi reforçado ainda o facto de as praias estarem sem vigilância desde o término da época balnear (11 de setembro) e de apenas poderem contar com o auxílio dos militares do Projeto SEAWATCH até dia 30 de setembro e dos nadadores-salvadores voluntários do projeto AQUAVIDA que patrulham as praias dos dois concelhos aos fins de semana e feriados.