Jogo revela que bicicleta é a alternativa mais rápida para circular na cidade da Póvoa

0
2217
Foto: CMPV

Está a decorrer até 22 de setembro a Semana da Mobilidade da Póvoa de Varzim, com o objetivo de sensibilizar a população para a mobilidade sustentável e a necessidade de mudanças de comportamentos, nomeadamente quanto à utilização do automóvel particular. Para demonstrar as alternativas disponíveis ao carro, a Câmara Municipal promoveu na segunda-feira o jogo Passo-Minuto e Pedalo-Minuto versus Automóvel.

O conceito do jogo é simples: comparar a distância em tempo entre dois pontos, utilizando o carro, a bicicleta e andando a pé. Foram feitos cinco percursos, sendo que todos terminaram na Praça do Almada.

Tanto da igreja de Terroso como da igreja de Aguçadoura e da igreja de Navais, saíram uma pessoa de bicicleta e uma pessoa de carro elétrico; do Montegeron e da Mariadeira saíram uma pessoa de bicicleta, outra a pé e uma terceira de carro elétrico. Contou também o tempo de estacionamento.

Os resultados indicaram que a bicicleta é o meio de transporte mais rápido na maioria das situações. Da Mariadeira à Praça do Almada, a bicicleta demorou 4 minutos, menos 1 minuto que o carro e menos 5 minutos que a pé. Já do Montegeron à Praça do Almada, a bicicleta demorou 8 minutos, o carro 13 e a pé 14 minutos. A bicicleta demorou 15 minutos até à Praça do Almada desde a Igreja de Aguçadoura, sendo que o carro demorou 19 minutos.

Já da Igreja de Navais, o carro foi o mais rápido, demorando 22 minutos – no entanto, a bicicleta demorou apenas mais 1 minuto. Da Igreja de Terroso, praticamente o mesmo cenário: o carro demorou 11 minutos e a bicicleta 13.

A Semana da Mobilidade continua até quinta-feira com sessões do projeto ‘É Bom Pedalar Aqui!’, a apresentação do Plano da Mobilidade Urbana Sustentável e a iniciativa ‘Vem para a Escola de Bicicleta’. Pode consultar o programa completo abaixo: