Três autarcas da Póvoa de Varzim recebem envelopes com “bala” e ameaças de morte

0
6644

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim lançou ao final da tarde desta terça-feira um comunicado no qual revela que três autarcas da Póvoa de Varzim foram ameaçados de morte. Segundo o Município, foram endereçados três envelopes ao presidente da Câmara, Aires Pereira, o vice-presidente, Luís Diamantino, e o presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira, contendo uma bala cada um.

Os envelopes continham ainda a seguinte mensagem: “Não é uma ameaça, muito menos um aviso, é uma previsão. Ou uma destas na testa. A vossa escolha é fácil. Não vamos gastar mais munições com envelopes”. Os dois envelopes dirigidos a Aires Pereira e Luís Diamantino foram colocados na entrada do edifício da Câmara Municipal e o terceiro endereçado a Pinhão Ferreira foi entregue na clínica deste.

A ocorrência já foi participada às autoridades de investigação criminal, e a Câmara Municipal também informou “das ameaças que ultimamente circulam nas redes sociais”, lê-se no comunicado.

O Município relaciona esta ameaça que considera “tresloucada” com a demolição da Praça de Touros da Póvoa de Varzim, iniciada ontem. “Não é mais que a tentativa desesperada de uma minoria de impedir a concretização de uma deliberação legitimada pelo voto (explicitamente assumida nas candidaturas autárquicas vencedoras em 2017 e 2021) e sancionada pela instância judicial junto da qual a minoria contestatária interpôs providência cautelar”, afirma a Câmara, que denuncia ainda uma “cultura de ódio às instituições e a quem as dirige”.

“Indiferentes às ameaças, e empenhados como sempre em honrar os compromissos que submeteram a sufrágio eleitoral e que colheram alargadíssimo consenso nos órgãos autárquicos municipais, os visados pela ameaça reafirmam que nada os demoverá do propósito de substituir um espaço anacrónico e de esporádica utilização por um palco de permanente promoção da arte e da cultura, reforçando este vetor estratégico de desenvolvimento da cidade”, termina o comunicado.