A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apresentou, na quarta-feira, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável. O documento de quase 400 páginas apresenta 77 ações pensadas para priorizar o peão e a utilização dos modos de transporte suaves no concelho.
O Plano prevê sete grandes eixos: o planeamento urbano, as interfaces e grandes equipamentos, os transportes públicos, a circulação de veículos e estacionamento, o incremento dos modos suaves, a mobilidade verde, e o conceito de cidade inteligente. Dentro destes eixos, estão definidas 23 medidas com um “conjunto coeso de soluções que permitam implementar a estratégia”, lê-se no documento.
Entre as propostas da Câmara Municipal, encontram-se a definição de corredores de escoamento rápido “que se apresentem como alternativas às vias nucleares, para travar a entrada de trânsito indesejado no núcleo urbano”, a criação de “infraestruturas de suporte aos modos suaves entre freguesias” e a adequação dos “corredores verdes ao número pretendido de pessoas e bicicletas a circularem nos mesmos”.
A apresentação do Plano foi precedida por uma apresentação da ‘Importância da Mobilidade nas nossas vidas – vivências na Póvoa de Varzim’, uma intervenção pelo premiado jornalista Abel Coentrão, que partilhou as suas experiências com a mobilidade no concelho.
Pode consultar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Póvoa de Varzim aqui.