É-Aqui-in-Ócio: saiba que espetáculos ainda pode ver no festival de teatro da Póvoa

0
1603

O festival internacional de teatro ‘É-Aqui-in-Ócio’ está a queimar os últimos cartuchos, numa 13ª edição marcada por ‘Uma mesma origem, um só ventre, a nossa Humanidade, Mulher’. Até sábado, o público tem as últimas oportunidades para assistir aos espetáculos curados pela Varazim Teatro, sempre marcados pela voz feminina.

Já nesta quinta-feira, Lucia Trentini traz do Uruguai as ‘Criaturas Domésticas’, uma tragicomédia inspirada em ‘As Criadas’ de Jean Genet. Será apresentada por três vezes: às 19h, 21h e 22h30, no Espaço Junqueira 25.

Ainda hoje, em parceria com o Cineclube Octopus, o É-Aqui-in-Ócio leva cinema ao Cine-Teatro Garrett. Pelas 21h45, será exibido o filme ‘Noite de Estreia’, de John Cassavets.

Amanhã, sexta-feira, pelas 18h, o Espaço Junqueira 25 acolhe uma mesa de reflexão subordinada ao tema ‘O visível e o invisível feminino. Caminhos para a equidade’. Está confirmada a participação de Manuel Albano, vice-presidente da Comissão para a Igualdade de Género e Cidadania, Estefanía Soler Ferrándiz, coordenadora do projeto EducArts, e Julieta Aurora Santos, diretora artística do Teatro do Mar, com coordenação da jornalista Catarina Marques Rodrigues.

Mais tarde, pelas 21h30, no Cine-Teatro Garrett, há ‘Retrópica’, pela dançarina brasileira Mari Paula, que “devora samba, bossa nova e rompe com o imaginário propondo algo novo”, diz a Varazim.

O dia de encerramento fica marcado por duas apresentações: ‘Antígona 3 por 3.5’, da Companhia do Chapitô, pelas 18h30 no Cine-Teatro Garrett, e ‘Eu Fêmea’, do Teatro do Mar, pelas 21h30, 22h e 22h30 na Praça do Almada.

Entretnato, ainda é possível visitar as exposições paralelas ao Festival: ‘Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e Outras Lutas’ (Parceria Museu do Aljube) e ‘O Feminino no Caminho 25 Anos da Varazim Teatro’, no Espaço Junqueira 25, e ‘Escapulários de José Caldas’, no Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.