Varzim SDUQ apresenta mais de um milhão de euros de prejuízo na última época desportiva

0
2878

O Varzim Sport Club SDUQ (Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas), sociedade na qual está integrada a estrutura profissional de futebol, apresentou na época desportiva 2021/2022, um saldo negativo de cerca de 1,1 milhões de euros.

Por sua vez o Varzim SC Clube, a qual suporta a estrutura da Formação teve no mesmo período um saldo negativo de 12 mil euros. As contas das duas sociedades foram analisadas na Assembleia Geral realizada na noite de sexta-feira, no Auditório Municipal.

Os resultados financeiros foram apresentados aos cerca de 100 associados presentes, com estes a aprovarem por maioria e com 11 abstenções as contas do Clube, já que os estatutos da SDUQ não permitem levar as contas a votação, mas tão só à sua apresentação, facto que a Direção quer alterar numa nova assembleia geral anunciada para 25 de novembro.

1.960 sócios com quotas em dia

Entre outras informações partilhadas na reunião com os sócios, e que o MAIS/Semanário teve acesso, o Varzim tem atualmente 4.139 sócios, dos quais 1.960 estão com a quota em dia. Das grandes dívidas do passivo do Clube, Finanças, Segurança Social e Famenc, continuam a ser as entidades que continuam a consumir uma grande percentagem da tesouraria do Varzim, assegurou o Miguel Oliveira, diretor financeiro, estando em dia o pagamento das respetivas prestações.

Venda de Zé Carlos pode gerar resultados positivos na SDUQ

Quanto ao orçamento para a época em curso, a previsão da Direção é para que o Varzim Clube tenha 7 mil euros de positivos, enquanto o Varzim SDUQ possa ter 346 mil euros de prejuízos, valor esse que pode ser totalmente coberto, caso o Vitória SC exerça a cláusula de 50% da compra do jovem Zé Carlos (cedido por empréstimo), estipulado em 400 mil euros.

Ainda na Assembleia Geral, vários sócios revelaram preocupação sobre a utilização por parte do Varzim após a construção da Academia, como do valor do Campo de Treinos incluído na futura zona do E54 recentemente aprovado pela Câmara Municipal.

Sobre o atual momento e futuro do Clube, Edgar Pinho, presidente do Varzim, e que no final não quis prestar declarações aos jornalistas, disse aos associados que “o clube está a realizar uma reestruturação profunda e que no futuro será um Varzim completamente diferente”.

Presidente do Varzim dá tempo ao Clube para devolver dinheiro emprestado

Ainda sobre o valor do empréstimo que assegurou ao Varzim, na ordem dos 700 mil euros, até junho de 2022, Edgar Pinho, assegurou aos sócios alvinegros: “Da minha parte enquanto for presidente do Varzim, o Varzim pode estar tranquilo, que posso dar tempo para o Varzim restituir esse valor”.

Edgar Pinho voltou na assembleia a reforçar o objetivo desportivo, que passa “por subir de divisão e perseguir o rigor com uma estrutura de futebol profissional que veio para o Varzim para dar essa componente profissional”.

Foto Varzim SC.