Município promete apoio de um milhão de euros no aniversário dos Bombeiros da Póvoa (fotos)

0
3123

A Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim celebra, neste dia 1 de outubro, o seu 145º aniversário. À margem das celebrações, Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal poveira, comprometeu-se a disponibilizar um apoio de um milhão de euros aos Bombeiros ao longo dos próximos cinco anos.

De acordo com o edil, “a nível de infraestruturas físicas estamos mais ou menos bem servidos, mas temos de criar um plano de investimento a 4-5 anos, que permita a quem dirige esta casa saber com o que vai contar”. O dinheiro serviria para “equipar os bombeiros, equipar o corpo ativo, criar condições de segurança” até ao 150º aniversário da Associação, “quer seja na aquisição de novas viaturas, quer seja de equipamento”.

“Este é um compromisso do Município no sentido de levarmos aquilo que é hoje o paradigma desta casa e chegar aos 150 anos com uma associação modernizada, com um corpo ativo bem formado e com gente fundamentalmente motivada”, vincou.

Aires Pereira relembrou ainda as promessas já feitas da construção de um novo polo avançado para os Bombeiros, bem como um campo de treinos. “Estamos a apostar na segurança de todos os poveiros”, terminou.

O aniversário da Real Associação coincidiu com os três meses dos Bombeiros da Póvoa sob o comando de Joaquim Moreira em regime de substituição, referiu o próprio. Nesse sentido, entre vários outros reconhecimentos, deixou um “agradecimento ao corpo de bombeiros não só por aquilo que temos vindo a partilhar em muitos anos de experiência, mas muito especificamente nestes três meses por aquilo que têm dado à causa dos bombeiros, o que tem dado em nome dos bombeiros e acima de tudo à nossa Real Associação”.

Notou ainda que, “antes do final do ano, serão promovidos a bombeiros de terceira [vários elementos], e o efetivo será bem maior”.

“É urgente tornar a carreira de bombeiro voluntário atrativa”

Também Rui Coelho, presidente da Associação, notou este crescimento, frisando o “trabalho e sacrifício” a que esta ocupação obriga, “sempre com o objetivo de socorrer quem precise”. Nesse sentido, apelou que “é urgente tornar a carreira de bombeiro voluntário atrativa e isso consegue-se com medidas e benefícios abrangentes e universais que atinjam todos os bombeiros que prestam serviço no nosso país”.

No caso dos Bombeiros da Póvoa de Varzim, atentou que o trabalho “orgulha este corpo de bombeiros, orgulha a cidade e o concelho da Póvoa de Varzim, e orgulha Portugal. Continuem e sejam um exemplo para os outros”, sublinhou.

As celebrações do 145º aniversário da Real Associação dos Bombeiros, que contou com a intervenção de uma pequena fanfarra dos bombeiros, serviram ainda para homenagear vários elementos pelos seus anos de serviço.