O Partido Social Democrata (PSD) com representação na Assembleia de Freguesia de Aveleda, Vila do Conde, apresentou na sessão de 29 de setembro uma proposta de recomendação à Junta de Freguesia para a reabilitação do espaço do bar do Parque de Jogos de Aveleda até ao final de 2022, visto que o telhado deste é composto por telhas que contêm compostos de amianto. A proposta, no entanto, foi rejeitada pelo executivo do Partido Socialista (PS).
Em nota de imprensa, o PSD/Aveleda lembra que o amianto é um “dos principais desafios para a saúde pública ao nível mundial”, e que “por ano morrem cerca de 100 mil pessoas por doenças derivadas à exposição ao amianto”. Por isso, considera que a exposição, principalmente, dos “jovens atletas e crianças” do Aveleda Futebol Clube é um “perigo de saúde pública”.
“Até o próprio Partido Socialista de Aveleda prometeu a requalificação do espaço do bar do Parque de Jogos nas últimas Eleições Autárquicas, o que demonstra a gravidade do problema e a imperativa necessidade de atuação”, afirma o PSD, que queria ver a reabilitação terminada ainda em 2022.
Segundo o PSD, “perplexos e chocados ficamos, pois, quando ouvimos o Presidente da Junta de Freguesia argumentar que esta proposta é ‘inoportuna’ e que ‘a Junta de Freguesia de Aveleda nem se pode comprometer a fazer aquela obra até ao final do ano’”.
Para o partido, “a oposição a uma proposta deste cariz e com este fim constituí um grave, incompreensível, irresponsável e desumano exercício político, afrontando claramente os mais basilares princípios e valores promotores da dignidade humana e da saúde pública”.