NAU relembra atuação do anterior executivo para futura esquadra da PSP em Vila do Conde

0
1885

O movimento independente Nós Avançamos Unidos (NAU), liderado pela antiga presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, acusou o atual edil de denegrir a ação do anterior executivo. Segundo a NAU, Vítor Costa afirmou na última Assembleia Municipal “que a instalação da Esquadra da PSP se devia a trabalho do atual executivo”.

“A confirmar-se a construção da nova Esquadra da PSP, todo o trabalho foi desenvolvido pelo anterior Executivo da NAU”, lê-se num comunicado enviado pela NAU, que relembra os anúncios de anos recentes relativos à obra.

A 16 de julho de 2019, ainda no mandato da NAU, foi assinado “o contrato interadministrativo que abre oficialmente o caminho para a instalação da Esquadra”, diz a NAU, contrato esse estabelecido entre o Município, a Secretaria-Geral da Administração Interna e a Polícia de Segurança Pública. “No local, as autoridades simbolicamente assinalam o que iria ser o lançamento da 1º pedra pois, neste momento, já existia um projeto que foi exaustivamente articulado com os serviços competentes da PSP, dada a especificidade do mesmo”.

Menos de um mês mais tarde, a 6 de agosto foi publicada em Diário da República a “autorização para a Secretária-geral da Administração Interna assumir os encargos orçamentais relativos à Empreitada de obras públicas para a construção de imóvel” e, mais tarde, no dia 16 de dezembro de 2020, “novamente através de Portaria, foi publicado o reforço de verba para a construção da Esquadra”, lembra a NAU.

“Estavam assim reunidas as condições para o lançamento do concurso, mas a proximidade das eleições levou o Governo Central a retardar todos os procedimentos em curso, como aconteceu neste, e com outras grandes obras na mesma situação, como exemplo: a intervenção na frente de Mar na Cidade e a reconstrução do muro de Árvore”, adianta o movimento político, acrescentando que o terreno onde será instalada a esquadra “foi cedido ao domínio público no âmbito de um processo de obras particulares, e não comprado, como afirmou erradamente o atual Presidente da Câmara”.

“Mostra-se claro que o atual Presidente da Câmara mentiu descaradamente aos vilacondenses. Má preparação política? Manipulação dos menos esclarecidos? Ou vontade feroz de denegrir o trabalho do movimento NAU?”, acaba por questionar a NAU.

Relembre-se que o presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, eleito em setembro de 2021, anunciou na semana passada que o concurso para a construção da nova esquadra da PSP, na rua Baltazar do Couto irá avançar “o mais breve possível”.