Ministro da Saúde diz que futuro das maternidades será definido “daqui a alguns meses”

0
1620

Manuel Pizarro, ministro da Saúde, disse, esta sexta-feira, que as decisões sobre o eventual encerramento de maternidades serão anunciadas “daqui a alguns meses” e terão “toda a sustentação técnica”.

E adiantou: “Recebemos um relatório preliminar que exige uma visita cuidadosa a cada instituição, um diálogo com os profissionais, um diálogo com as instituições, desde logo com a Ordem dos Médicos. Estamos num trabalho preliminar e daqui a alguns meses anunciaremos as nossas decisões”. As declarações à margem do 13.º Encontro Nacional das Unidades de Saúde Familiar, que decorreu em Braga.

O ministro salientou que há ainda um caminho a percorrer antes das decisões, como visitas às instituições e diálogo com os profissionais e sublinhou que as decisões terão de ter “toda a sustentação técnica”.

“Quero estar certo de que as decisões que venha a tomar tenham toda a sustentação técnica e não tomarei nenhuma decisão sem que isso aconteça”, disse ainda.

Recorde-se que a Urgência da obstetrícia do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, corre o risco de fechar conforme mencionado num primeiro relatório de peritos, situação divulgada a meio desta semana pela imprensa nacional. Além do Hospital da Póvoa, citado no documento, outras unidades de saúde a nível nacional podem encerrar portas quanto a esta valência.