‘Morcegos às Claras’ no Centro de Ciência Viva para celebrar o Halloween

0
1668

O Centro de Ciência Viva de Vila do Conde vai inaugurar a exposição itinerante ‘Morcegos às Claras’ na sexta-feira (28), pelas 18h. A mostra, albergada pelo Espaço Acqua, dá a conhecer o dia a dia dos morcegos, bem como os mistérios e os mitos associados a estes animais.

De acordo com a Câmara Municipal, “a exposição foi incrementada com uma seleção de ilustrações científicas de espécies portuguesas da ilustradora Lúcia Antunes e com um conjunto de novas propostas de exploração do extraordinário e desconhecido mundo dos morcegos”.

“Para além de descobrirmos que tipo de animais são os morcegos, qual a sua importância ecológica ou que ameaças enfrentam, nesta exposição somos convidados a vestir “o seu pelo” e a imaginar como é o dia a dia do único mamífero capaz de voar”, acrescenta o município.

A exposição ‘Morcegos às Claras’ é uma de várias iniciativas que o Centro de Ciência Viva vai promover, no âmbito do Halloween. Também na sexta-feira, às 21h, “decorrerá na Reserva Ornitológica de Mindelo a iniciativa ‘Noite das Criaturas das Trevas’ que se traduz numa saída de campo” acompanhada pelos investigadores Diogo Ferreira, Angelica Crottini e Pedro Andrade, do CIBIO-InBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos.

No dia seguinte, sábado, o ciclo de oficinas ‘Água Vai!’, dirigido às famílias, começa às 10h30 no Centro de Ciência Viva. O tema será a festividade Halloween, “com o convite à exploração dos circuitos elétricos na produção de uma lanterna”.

Durante a tarde, decorre ainda a oficina para crianças ‘Monstros Eletrizantes’ e um workshop de iniciação à ilustração científica com a autora das ilustrações patentes na exposição, Lúcia Antunes.