As celebrações do Dia de Todos os Santos na cidade da Póvoa de Varzim vão novamente ser divididas em dois dias, conforme o ocorrido no ano passado de 2021. O padre Avelino Castro, prior da Matriz da Póvoa, adiantou ao MAIS/Semanário que esta divisão deverá continuar nos próximos anos.
Assim, as cerimónias serão realizadas no próprio dia 1 de novembro, terça-feira, no cemitério nº1, e no domingo seguinte, 6, no cemitério nº2, em ambos os dias pelas 15h.
A decisão surge visto que há “uma dignidade muito maior, porque antes era feito a correr”, quando as cerimónias eram realizadas num só dia, de manhã e à tarde, disse o pe. Avelino. “Temos consciência que não conseguimos arranjar um horário favorável a todos, mas notamos um acréscimo muito grande de participação e um número de pessoas muito significativo no cemitério nº2”, afirmou.
De acordo com o prior, este ano as confrarias vão voltar a sair em procissão da Igreja Matriz até ao cemitério nº1, algo que não aconteceu no ano passado. Contudo, se chover, não será feita a procissão.