Antigos combatentes do ultramar de Terroso visitam monumento instalado em Lisboa (fotos)

0
3007

A Comissão de Antigos Combatentes do Ultramar de Terroso organizou uma viagem a Lisboa, com o intuito de visitar o Monumento aos Combatentes do Ultramar, onde se encontra o registo de todos aqueles que pereceram nas antigas colónias ao serviço do exército português.

A viagem, que teve lugar no passado dia 20 de outubro, contou com a participação de antigos combatentes que residem na freguesia de Terroso, Póvoa de Varzim, e que se juntaram também vários familiares.

O Monumento aos Combatentes do Ultramar está localizado na freguesia de Belém, bem próximo de importantes marcos da identidade nacional. Neste conjunto de edificações estão refletidas as tensões desencadeadas pelo ato de lidar com a história colonial.

O monumento presta homenagem aos soldados que morreram nas guerras coloniais de 1961 até 1974. A sua conceção sugere uma abordagem acrítica do legado do Estado Novo e da violência colonial.

No regresso, a comitiva passou pelo santuário de Fátima, onde oraram por todos aqueles que passaram pela experiência da guerra ultramarina e respetivas famílias.