Poema de aluna de Aver-o-Mar vence concurso da associação de geólogos

0
1466

Matilde Salgado, aluna do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, foi a vencedora da categoria de Literatura na faixa etária dos jovens do Concurso Geoarte 2022, organizado pela Associação Portuguesa de Geólogos (PG). A primeira edição do evento tinha como objetivo mostrar a importância dos recursos minerais no quotidiano através da arte.

O concurso estava aberto a meninas e raparigas dos 13 aos 18 anos, e Matilde foi uma delas. “Em 50 minutos, a aluna apresentou um rascunho daquele que viria a ser o seu texto criativo (poema)e que iria tornar-se vencedor da categoria”, destaca o Agrupamento.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu a 2 de novembro, durante as IX Jornadas APG, na Escola de Ciências da Universidade do Minho. Também durante a cerimónia, foi inaugurada uma exposição sobre recursos minerais no Departamento das Ciências da Terra.

De acordo com a professora Isabel Pessoa, que encorajou Matilde a participar no concurso e a acompanhou até ao final, assistir à cerimónia foi “um enorme orgulho”. Destaca, ainda, “a oportunidade que a Matilde Salgado teve em contactar com profissionais que dedicam a sua vida à ciência, em prol do desenvolvimento da população humana, assim como a possibilidade de compreender o quão importantes são a geologia e a profissão de geólogo”.

Segundo a professora, “foi, igualmente, marcante ter vivido um momento profissional tão singular com Grandes Especialistas/Investigadores nas áreas das geociências que nos receberam de forma tão afável e que nos cativaram com a sua simplicidade transbordante”.