A União de Freguesias de Aguçadoura e Navais celebrou, com um programa de três dias, o 9º aniversário da agregação das duas freguesias poveiras. O programa incluiu uma palestra e uma sessão solene de homenagens, para além de uma prova de corta-mato e a apresentação de uma peça de teatro.
Foram distinguidos dois cidadãos, um de cada freguesia. De Aguçadoura, foi homenageado Leandro Oliveira Moreira, tesoureiro da Junta de Freguesia entre 1989 e 1997 e colaborador ativo de diversas associações culturais e recreativas da vila, para além de ser ex-presidente do Aguçadoura Futebol Clube.
Já de Navais, a homenageada foi Maria Ilídia da Silva Moreira, a ‘Tia Ilídia’, como apelidou Fernando Rosa, presidente da União de Freguesias. “Nos anos 60 e 70, foi a parteira de Aguçadoura e Navais. Andava de bicicleta a acudir aos partos e a ajudar as pessoas, a dar injeções, fazer curativos. Sempre de uma forma gratuita, as pessoas davam aquilo que queriam. É um exemplo para a terra”, afirmou o autarca.
Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).