Pinhão Ferreira apresenta livro ‘Lusitano Afonso’ para cada um ler, refletir e pensar (fotos)

0
2331

A Biblioteca Diana Bar encheu ao final da tarde de sexta-feira para a sessão de apresentação do livro Lusitano Afonso, do Professor Doutor Afonso Pinhão Ferreira. A obra inclui quatro capítulos, onde o autor faz uma profunda reflexão sobre a sociedade. “Leiam o livro, é o pedido que faço”, vincou o médico dentista.

Afonso Pinhão Ferreira disse “estar emocionado” com a presença de tanta gente “que ultrapassou as expetativas”, e explicou que o lançamento do livro foi escolhido para o dia 25 de novembro, data em que foi assinalado os 177 anos do nascimento do escritor Eça de Queiroz. Quanto ao local, o Diana Bar, o autor da obra sublinhou que foi um espaço onde passou grande parte da sua vida como estudante.

Na sessão, as mais de 300 pessoas presentes, escutaram atentamente Calos Silva, colega do autor da obra e também professor universitário, que fez a apresentação do Afonso Pinhão Ferreira, ao mencionar que o médico dentista “é um ser pensador e está na vida de uma forma multifacetada”. Destacou a sua atividade profissional, a vida como professor universitário, o seu gosto pelas artes, a disponibilidade como autarca (presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim), além de outras referências, onde também se insere a sua presença no Rotary Clube da Póvoa.

“Obra de arte de exceção”

O livro, editado pela Blue Book e que demorou 7 anos a escrever por parte de Afonso Pinhão Ferreira, foi recomendado à plateia para a sua compra e todos fazerem uma leitura atenta “a esta obra de arte de exceção”, classificou um dos seus dois filhos.

Para além da textura do papel, o livro tem dois prefácios recomendados para uma atenta leitura, de Isabel Ponde de Leão e Jorge Olímpio Bento, como ainda uma vertente digital ao apresentar em cada um dos capítulos, um QR Code para que cada um possa seguir a leitura acompanhado pela música, outra das paixões de Afonso Pinhão Ferreira.

À cerimónia associou-se Aires Pereira, presidente da Câmara, que mencionou a amizade que une a Afonso Pinhão Ferreira. O edil disse que a obra “não é um livro fácil para que o pensamento do autor seja acompanhado”, e acrescentou que “estamos perante um livro que se expõe numa arte multifacetada”, acentuando que o livro “é fisicamente atraente”. Fotos José Alberto Nogueira.