Esperio: Porque o investidor médio fica a perguntar-se?

0
1326

A autorregulação, prática comum nos mercados de câmbio, dívida e ações, está a funcionar bem novamente. Assim que o principal indicador de mercado amplo do S&P 500 de Wall Street caiu para testar a área de suporte técnico mais próxima em torno de 3.900, a comunidade de investimentos sentiu outra onda de nervosismo crescente devido aos temores de recessão global e a demanda por ativos de renda garantida aumentou imediatamente.

Fundos e investidores privados não estão mais buscando o máximo de capacidade para cobrir os custos da crise, mas agora estão se contentando com menos. Uma parada nos movimentos de preços da recuperação das ações chinesas e do Yuan, juntamente com a queda dos mercados europeus, contribuíram para a popularidade renovada dos ativos portos-seguros. O rendimento de referência dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos caiu para 3,40%, seu valor mais baixo desde meados de setembro, e isso foi antes mesmo do último passo de 0,75% no atual ciclo de aumentos das taxas de juros do Federal Reserve (Fed).

Isso pode ser um sucesso para as autoridades financeiras dos EUA, já que o Tesouro pode ter uma pausa no aumento da carga percentual da dívida, apesar dos funcionários do banco central ainda manterem suas altas projeções de meta para 2023 em 5%. Parece que o pão deles é amanteigado dos dois lados, mesmo com a crise global jogando diretamente a seu favor. Este é um cenário semelhante ao que acontecia quando a economia sentia muito os efeitos colaterais da pandemia, só que então os financistas reduziram a zero o rendimento dos tesouros e imprimiram trilhões de dólares e euros como parte dos planos de emergência sem precedentes.

Os bancos centrais já se importaram com o fato de que a maior parte do dinheiro da ajuda foi distribuída dentro do sistema bancário, incluindo algumas instituições famosas e outras não tão famosas, enquanto agora estão tentando lutar contra as menores tentativas de aumentar os salários? A ameaça de mais aumentos de juros está instilando ainda mais medo nos empregadores em um momento em que a inflação está fora de controle. Enquanto os cidadãos comuns e as empresas lutam com seus próprios desafios pessoais, os governos estão tentando resolver seus próprios problemas.

Enquanto isso, o investidor médio do mercado fica se perguntando como proteger seu dinheiro. Vale a pena continuar comprando títulos ou esperar por tempos melhores enquanto joga pelo seguro com ativos de refúgio? No entanto, existe um alto risco de enfrentar tempos ainda piores se o mercado de ações continuar em espiral durante este inverno de crise. Há também uma alternativa em ouro. Mas não fornece pagamentos de juros e também está sujeito a flutuações de preços perceptíveis. Os contratos futuros de ouro estavam em US$ 1.400/onça e mais de US$ 2.000/onça durante o ano pandêmico de 2020. As ações chinesas estão ganhando força depois de atingir mínimos de dois anos, mas podem ficar sob fogo político de rotina mais uma vez ou em caso de qualquer escalada hipotética em torno de Taiwan .

Analistas do Esperio acreditam que há esperanças de uma tendência mais ou menos clara no mercado monetário, incluindo possíveis sinais de novas mudanças nas taxas de juros e seu impacto saudável nas taxas de câmbio da moeda única em relação ao dólar após as reuniões do Fed e da União Europeia Banco Central em 14 e 15 de dezembro, respectivamente. Existe a possibilidade de que moedas exóticas como o australiano e o kiwi possam ter uma mudança na demanda por causa da desaceleração chinesa.

Alex Boltyan, senior analyst of Esperio company