Nova liderança assume destinos no Instituto Maria Paz Varzim

0
3665

O empresário Sérgio Furtado assumiu na passada quinta-feira, o cargo de presidente da Direção do instituto Maria Paz Varzim. As eleições decorreram em dezembro, à qual concorreu uma única lista.

Localizada desde o ano passado na antiga escola de Nova Sintra, a nova direção da instituição pretende contar “com uma equipa alargada, que conta e contará sempre com aqueles que agora cessam funções formais, mas que continuarão a trabalhar connosco”, referiu o novo presidente, o qual expressou “uma palavra especial para a D. Joana Rocha que corajosamente assumiu esta direção nos últimos 4 anos, sendo um exemplo incontornável na Póvoa de Varzim de dedicação ao próximo”.

Quanto ao futuro, Sérgio Furtado espera “que o projeto definitivo para este espaço – que já mereceu a aprovação da Segurança Social e da Dgeste – possa ser concluído no decorrer deste mandato”.

Valor da venda de imóveis aplicado na sede da Praça do Almada  

Sérgio Furtado explicou a venda de algum do património do Instituto. “A venda dos dois imóveis da Rua Paulo Barreto e da Rua das Lavadeiras, que tinham sido comprados no ano 2000, rendeu 375 mil euros”. Mas, garante “que o valor que recebemos, não será aplicado em despesas correntes. Será aplicado em despesas extraordinárias: na reabilitação do edifício sede da Praça do Almada, cujo rés-do-chão se encontra arrendado, constituindo uma fonte de receita para o Instituto e, também, na regularização de situações salariais arrastadas durante anos e anos a fio.

A terminar, o novo presidente da Maria da Paz, apresentou a médica Mafalda Moreira e o engenheiro Diogo Faria, como padrinhos do Instituto para 2023.

Presente na cerimónia de posse na nova direção, Aires Pereira, presidente da Câmara, fez votos que os novos elementos, “deem continuidade à estratégia de sustentabilidade da instituição”, e divulgou que a autarquia vai investir no Bairro de Nova Sintra, “com a requalificação do parque infantil e a instalação de um Centro Ocupacional para a terceira idade”, para manter “a aposta municipal na intergeracionalidade com o propósito de abrir o espaço e a instituição à comunidade onde está inserido”.

Órgãos Sociais para um mandato de quatro anos: Direção: presidente – Sérgio Furtado; vice-presidente – Tânia Oliveira; Secretário – Maria Rocha; tesoureiro – Fernando Luís Gonçalves; vogal – Ramiro Vieira; suplente – Ana Oliveira e Silva.

Assembleia Geral: presidente – Jorge Caimoto; 1.º secretário – Maria Rocha Macedo; 2.º secretário – Maria Sousa Martins; suplente – Joana Rocha; Conselho Fiscal: presidente – Joana Fernandes da Ponte; secretário – Gilberto Oliveira e Silva; Relator – Maria Isolete Miranda; suplente – João Nunes Ribeiro.