Alerta devido à agitação marítima agrava-se para vermelho na madrugada de quarta-feira

0
2025

As capitanias dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde enviaram, nesta segunda-feira, um comunicado operacional no qual alertam para o agravamento da agitação marítima nesta semana. Até à meia-noite de quarta-feira, está a vigorar o alerta laranja, sendo que depois e até às 6 horas de quarta o aviso agrava-se para vermelho.

Estão previstas, para essa altura, ondas de noroeste com 6,5 a 7,5 metros de altura significativa, podendo atingir a altura máxima de 12 a 14 metros.

Entre as 6h de quarta-feira e a meia-noite de quinta-feira, volta a vigorar o aviso laranja, passando depois a amarelo.

Enquanto vigora o aviso laranja, a previsão é de “ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir a altura máxima de 10 a 12 metros”, e durante o aviso amarelo estão previstas “ondas de noroeste com 4 a 5 metros”.

Devido ao agravamento da agitação marítima, as barras dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde estão fechadas a toda a navegação.

A Autoridade Marítima Nacional recomenda o “eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo” à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, bem como a “adoção de medidas de precaução, de acordo com as recomendações das capitanias dos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem”.

“À população em geral, que habitualmente frequenta as zonas costeiras ao longo de toda a faixa litoral oeste do Continente, aconselha-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco”, acrescenta.