Anéis inspirados em romance reeditado pela Junta da Póvoa celebram o amor (fotos)

0
2920

A Junta da Póvoa lançou o desafio às ourivesarias da cidade para recriarem um anel inspirado no romance “O Poveiro” de 1859. Nove aceitaram o repto e todas apresentaram o seu anel alusivo ao amor, numa altura em que se aproxima o Dia dos Namorados. O projeto foi lançado na sexta-feira ao final da tarde no Museu Municipal.

Os 9 anéis, feitos com metais preciosos (prata e ouro), com ou sem siglas poveiras ou gravações únicas, já estão disponíveis nas ourivesarias que aderiram ao projeto (mais abaixo estão indicados os nomes das lojas). A quem comprar o anel, será oferecido o livro agora reeditado.

Para Ricardo Silva, presidente da Junta da união de freguesias da Póvoa, Beiriz e Argivai, a ideia partiu de um pressuposto importante: “Há na Póvoa de Varzim uma grande tradição na arte da ourivesaria, com muita gente de fora a comprar peças nas lojas poveiras. Por isso lançamos a ideia que fosse apresentado um anel inspirado no romance, com lançamento no mês em que se celebra o Dia dos Namorados”. “Estou muito agradecido pela colaboração e adesão à iniciativa”, completou.

O romance do século XIX, foi escrito por Manuel Alberto da Guerra Leal, um oficial da Marinha, que esteve destacado na Póvoa de Varzim. Os protagonistas são João, pescador, e Inês, uma simples mulher. Os dois casaram. João emigra para o Peru e naufraga. Recuperado volta a casar. Também Inês, que pensava que o seu homem estava morto, também volta a casar. No entanto, ambos voltam a se encontrarem 20 anos depois. O reconhecimento entre os dois é provado pelo anel usado por Inês.

Os anéis podem ser adquiridos nas ourivesarias Isabel Joias, Maio Sá, António Augusto e Filhos, Relojoaria da Póvoa, Onix Tavares e Araújo, João Paulo, Barbosa e Milhazes.

Para quem quiser comprar apenas o livro, que integra a coleção Saudades do Mar, as vendas revertem a favor da instituição Madre Matilde. Na apresentação, Raúl Leitão, da Associação Póvoa Ontem e Hoje, explicou a pesquisa realizada para a reedição do livro.

Por sua vez, Lucinda Amorim, vereadora do Turismo da Câmara da Póvoa, enalteceu a capacidade da Junta em unir lojistas e promover uma peça “que nos faça lembrar bons momentos”.