Conclusão da obra da Via B ascende aos 2,5 milhões de euros

0
2412

O valor para a conclusão da obra da Via B vai custar 2,5 milhões de euros, foi avançado na reunião de Câmara da Póvoa de Varzim de terça-feira. O troço a concluir tem cerca de 800 metros e vai ligar o prolongamento da Via B (que vai até pouco depois do Estádio Municipal) até ao cruzamento da Estrada Nacional 13 em Navais.

Segundo Aires Pereira, presidente da autarquia, esta é “das obras mais importantes que temos para concluir”, pelo que “não faz sentido” não a terminar. “É uma obra que teve umas exigências especiais por parte da APA (Agência Portuguesa do Ambiente)”, nomeadamente a construção de um viaduto para uma linha de água presente no local que “ficará a cerca de metro e meio, dois metros do solo e é naturalmente um desperdício de dinheiros públicos”, disse o edil, “que nos trazem um encargo superior em cerca de 1,2 milhão de euros”.

Os dois vereadores do PS votaram contra a abertura de concurso público para esta obra, dizendo que “não negamos o interesse de completar um projeto que é uma ambição dos poveiros e da Câmara Municipal há muito tempo”, mas “parece-nos que o projeto encareceu demasiado. O custo por quilómetro é astronómico”.

“Aqui houve um problema criado pelas autoridades que gerem o património ecológico e o ambiente de obrigar a ter que fazer um viaduto, elevar a estrada”, com duas soluções, defendeu o vereador João Trocado: reformular o projeto ou executar o viaduto. “Nós, ao votarmos contra, censuramos a opção que foi decidida sem naturalmente querer dizer que somos portadores de uma solução melhor antes de estudar realmente as alternativas”, disse.

Na foto de arquivo, parte da Via B, a qual passa pelo Parque da Cidade da Póvoa de Varzim.