Albino Aroso Ramos, médico e político nascido em Canidelo, Vila do Conde, celebraria 100 anos neste 22 de fevereiro. Para assinalar o aniversário de nascimento do chamado “pai do planeamento familiar” em Portugal, a Câmara Municipal vilacondense e a União de Freguesias de Malta e Canidelo vão promover uma homenagem à personalidade.
Na quarta-feira, será celebrada uma eucaristia na Igreja Paroquial de Canidelo pelas 10h30, seguida de romagem ao cemitério pelas 11h15. Às 11h45, será descerrada uma placa alusiva ao centenário do nascimento na casa onde Albino Aroso nasceu, na Rua de Caracoi, em Canidelo.
De acordo com um comunicado da autarquia, “este será o primeiro momento do programa de comemoração e homenagem a Albino Aroso, estando outros programados até ao final do ano”.
“Os canidelenses e vilacondenses estão convidados a participar na homenagem a um Homem que esteve sempre muito à frente do seu tempo, tendo sido também ‘o primeiro médico ginecologista português a lutar pelos direitos das mulheres em geral e pelo direito à contraceção’”, acrescenta.
Albino Aroso nasceu a 22 de fevereiro de 1923. Foi secretário de Estado por duas vezes, tendo sido responsável pela produção da principal legislação que contribuiu para reduzir drasticamente os índices de mortalidade materno-infantil no país. Em 1967, foi um dos fundadores da Associação Portuguesa para o Planeamento Familiar e, entre outros cargos, foi presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Ginecologia. Faleceu a 26 de dezembro de 2013, no Porto.