Certificação da sardinha e hortícolas destacada na visita de governantes da Agricultura e Pescas à Póvoa

0
1797

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, visitaram esta sexta-feira a fábrica “A Poveira”, acompanhadas por Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa, e administradores da unidade fabril.

Na altura, a governante afirmou que trazia “uma boa notícia às conserveiras e aos pescadores, porque a quota que estamos a pedir que seja fixada para Portugal e Espanha, é superior a 50 mil toneladas, o que significa que para Portugal o valor a poder ser capturado são valores superiores a 30 mil toneladas e isto tem claramente um valor acrescentado para o produto sardinha e para a transformação”.

Maria do Céu Antunes, assegurou, ainda, que está a decorrer o processo de certificação da sardinha, “e esperamos que até agosto a sardinha esteja certificada, que é uma mais valia, para as indústrias conserveiras, para poderem abraçar novos mercados que exigem esse nível de certificação”.

Questionada sobre o processo da certificação das hortícolas poveiras (Tomate Coração de Boi, Cebola e Penca), a ministra sem especificar uma data para a conclusão, explanou que “a certificação dos nossos produtos é absolutamente determinante. Nós temos que ter todos consciência que hoje o consumidor está cada vez mais bem informado e tudo aquilo que diz respeito à segurança alimentar, à segurança do consumidor, às boas práticas que levam desde a produção até à distribuição.

Já sobre este tema, o edil poveiro sublinhou que sendo “um processo que está em marcha, tivemos um percalço com as alterações que houve na direção regional e depois até na própria Secretaria de Estado da Agricultura. Mas vamos ter a notícia que o processo está concluído ao ponto de ser enviado para Bruxelas e, portanto, para ter a sua homologação. São sempre prazos bastante demorados. Esperemos que ao longo deste ano tenhamos esse processo concluído.

O autarca destacou que “esta é uma aposta do município na certificação de três produtos que são dos produtos que mais valorizaram sob o ponto de vista de preço neste aumento dos alimentos em Portugal. Ainda hoje (sexta-feira) foi publicado que a couve, cebola e tomate são dos produtos que mais valorizaram, o que diz bem da nossa aposta”, concluiu.