Recolha de rolhas de cortiça já reverteu em quase mil árvores para Vila do Conde

0
1564
Foto: Freepik

O projeto ‘Rolha a rolha semeia a recolha’, da Lipor, já recolheu nos municípios da Maia e de Vila do Conde 360 kg de rolha de cortiça para reciclagem, número que converteu para a plantação de 1.541 árvores plantadas.

Só em Vila do Conde, participaram na recolha 55 estabelecimentos, entre restaurantes, hotéis, cafés e padarias, tendo sido recolhidos 223 kg de rolhas de cortiça. Este número reverteu em 991 árvores autóctones, “numa área prevista de plantação de cerca de 1,5 ha”, diz a Lipor.

As árvores foram plantadas nos dias 17 e 27 de fevereiro, na Maia e em Vila do Conde, numa ação “onde a comunidade foi envolvida e mobilizada, mostrando uma atitude cívica e ecológica em defesa da conservação da Natureza”.

De acordo com a Lipor, as 991 árvores plantadas em Vila do Conde “têm o potencial de produzir cerca de 6 toneladas de oxigénio, possibilitando que 6160 pessoas respirem o dia inteiro, já que armazena 2 toneladas de carbono, representando, em termos práticos, cerca de 13 milhas de viagem de um voo comercial, ou até ao arrefecimento de 5 aparelhos de ar condicionado durante 825 dias”.

O projeto ‘Rolha a rolha semeia a recolha’, desenvolvido pela Quercus, a Lipor e os municípios associados, determina que, por cada 50 rolhas recolhidas, é plantada uma árvore autóctone, em parceria com a BA Vidro, Amorim e Extruplás.

O projeto piloto visa “promover a reciclagem da cortiça, contribuir para a reflorestação em Portugal e permitirá aos estabelecimentos aderentes e aos respetivos clientes, contribuírem para o combate às alterações climáticas, através da diminuição das emissões do CO2 retido nas rolhas de cortiça, e para o desenvolvimento da economia circular”, conclui o comunicado.