Bloco de Esquerda questiona Governo sobre Reserva Ornitológica de Mindelo

0
803

O Bloco de Esquerda, através do deputado Pedro Filipe Soares, questionou o Governo sobre o cordão dunar da Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM). O partido quer saber se o governo considera que a ROM está ameaçada e quais as medidas a tomar para preservar a reserva.

Pergunta ainda se “está prevista alguma intervenção no cordão dunar” e “se sim, quando”.

As questões surgem depois de uma área da ROM, a primeira reserva a ser criada em Portugal, ter sofrido em janeiro o rompimento do cordão dunar causando a entrada de água do mar, o que provoca “a salinização de uma boa parte dos seus terrenos” e que por sua vez impossibilita qualquer cultivo e mata “grande parte da flora autóctone”, como denuncia o núcleo da FAPAS de Mindelo.

O Bloco de Esquerda afirma que “a importância da ROM é inegável, mas conforme denúncias que nos têm chegado, a reserva está ameaçada devido à destruição e falta de conservação”. “Desde janeiro nada ainda foi feito em termos de conservação e assim a salinização dos terrenos está a aumentar e a estender-se para áreas de cultivo que provocará a morte de grande parte da flora autóctone”, diz o partido.

O Grupo Parlamentar do Bloco refere ainda que “uma intervenção urgente para a preservação e conservação da reserva” é “fundamental”.