Ainda não foi desta que uma produção portuguesa recebeu um Óscar. O primeiro filme português a ser nomeado para os prémios da Academia, ‘Ice Merchants’, não alcançou o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação para ‘The Boy, the Mole, the Fox and the Horse’.
O realizador João Gonzalez apresentou-se na cerimónia acompanhado pelo produtor Bruno Caetano. À agência Lusa, Gonzalez já tinha afirmado que a curta vencedora era a favorita à vitória, juntamente com ‘My Year of Dicks’.
‘Ice Merchants’ conta a história de um homem e o seu filho, que saltam de paraquedas todos os dias da sua casa, instalada num precipício, para vender gelo na aldeia mais próxima, na base da montanha.
João Gonzalez, de 27 anos, é natural do Porto, mas tem em Vila do Conde algumas das suas raízes. De acordo com a Câmara Municipal vilacondense, o cineasta “é proveniente de conhecidas famílias vilacondenses, sendo filho de Pedro Almeida e de Helena Paula Gonzalez, podendo ainda ser referido o seu avô paterno, comandante João Morais de Almeida, e a sua avó materna, professora Helena Gonzalez”.