Governante revela que produtos alimentares vão ter selo que ateste preço justo

0
1437

Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação, divulgou esta quarta-feira, que vai ser criado um selo que ateste que os produtos alimentares cheguem aos consumidores com um preço justo, que reflita todas as etapas da cadeia nacional.

“Temos de identificar os problemas e ter medidas que tornem toda a cadeia alimentar num sistema justo para os agricultores, para a transformação, transportes, grandes e pequenas superfícies e para o consumidor”, disse a governante aos jornalistas durante uma vista às instalações da Agros, em Argivai, Póvoa de Varzim, que serviu para inaugurar as novas instalações do SEGALAB – Laboratório de Sanidade Animal e Segurança Alimentar, no Espaço Agros.

A ministra assegurou que o símbolo que vai atestar o preço justo, deverá avançar ainda este ano e depois de conhecidas as avaliações do Observatório, que “garanta que ninguém tenha prejuízo e que foram criadas condições de sustentabilidade de toda a cadeia alimentar”.

“Acreditamos que, com isto, o consumidor, quando for ao supermercado comprar os seus produtos, pode escolher com a convicção de que não deixou ninguém para trás”, disse Maria do Céu Antunes.

De acordo com a ministra, o Governo continua a trabalhar para “criar uma cadeia justa”, mas reconheceu a existência de algumas diferenças, especialmente na perda de rendimentos dos agricultores, que o ministério prometeu apoiar.

“Os dados mostram que na produção há uma quebra de rendimento nos agricultores, sobretudo devido ao aumento dos custos de produção, de cerca 14%. Já houve um aumento nos apoios dados ao setor, de 2,6 %, mas que ainda não é suficiente para impedir essa diminuição do rendimento”, disse a ministra. Foto Câmara de Vila do Conde.