A Câmara Municipal de Vila do Conde, através do projeto ‘Viver com a Sombra das Árvores’, lançou uma nova iniciativa, que arranca nesta terça-feira (21), Dia Internacional das Florestas. Até ao dia 30 de abril, a população é convidada a participar na ação de identificação de Bosquetes de Plantas Autóctones em todo o concelho.
No final, com todas as participações, será elaborado um painel informativo com uma descrição sobre os elementos da paisagem, a divulgar a 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade.
Mas o que é um bosquete de plantas autóctones? De acordo com a autarquia, são “os maciços de árvores e arbustos, sebes vivas arbóreo-arbustivas e árvores isoladas originárias do nosso território como é o caso de loureiros, sabugueiros, azereiros, carvalhos, castanheiros, etc.”.
Para participar, basta enviar uma fotografia de um bosquete com a informação da localização, data da fotografia e identificação do participante para o email diainternacionaldasflorestas@cm-viladoconde.pt .
O projeto ‘Viver com a Sombra das Árvores’, da autarquia vilacondense, já vai na 2ª edição e procura “construir uma narrativa para a mudança de mentalidades e comportamentos através de um programa de sensibilização” que pretende consciencializar a população “para a importância dos ecossistemas florestais na vida pessoal e coletiva”.