Fim de semana com atividades para assinalar 1070 anos de Vila do Conde

0
1844

Visitas ao edifício dos Paços do Concelho, um concerto com a fadista Sara Correia, uma exposição e a assinatura de protocolo para a reabilitação da Igreja de Santa Clara, são atos que vão marcar os 1070 anos da mais antiga referência documental de Vila do Conde.

No sábado, dia 25 de março, a partir das 18h30, os Paços do Concelho vão estar de ‘Porta Aberta’ para visitas gratuitas até à meia-noite, edifício de arquitetura quinhentista que este ano atinge 480 anos de história.

Às 18h30, a visita é guiada, pelo que é necessário fazer marcação prévia através do email turismo@cm-viladoconde.pt ou pelo telefone 252 248 445. No entanto, entre as 20h e a meia-noite, as visitas são livres.

Depois, às 21h30, um concerto no Teatro Municipal com a voz de Sara Correia, reconhecida como uma das artistas promissoras da nova geração do fado.

No domingo, dia 26 de março, Dia de Vila do Conde, será inaugurada às 16 horas a exposição ‘Linha de Tempo’, que assinala os 120 anos do nascimento do pintor e poeta Julio/Saúl Dias, na Galeria Julio – Centro de Memória. O momento irá contar com a presença da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

Mais tarde tarde, pelas 17h, será assinado o protocolo para reabilitação da Igreja de Santa Clara, no próprio templo classificado como Monumento Nacional. O protocolo será assinado por Laura Castro, diretora regional da Cultura do Norte, e por Vítor Costa, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, na presença da secretária de Estado da Cultura.

A origem de Vila do Conde remonta ao ano de 953 numa carta de compra e venda de Flamula Pelagius, devota, e Iberia que vendem ao Abade Gonta e ao Cabido da Igreja de Guimarães as vilas de Quintanela e Villa de Comite.