Contou com sala cheia a palestra promovida pela Cooperativa Agrícola e Leiteira do Concelho da Póvoa de Varzim na tarde de quarta-feira. Sob o tema ‘Pecuária Sustentável no Meio Rural Urbanizado’, a sessão reuniu três oradores e dezenas de profissionais do setor primário.
Houve intervenções sobre três temas: ‘Gestão dos efluentes pecuários’, por Patrícia Moreira Fonseca, da DGADR, ‘Produção Integrada – Um modo de produção agrícola’, e ‘Regras e incumprimentos nos trabalhos agrícolas’, por Sílvia Costa, vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
A palestra foi depois encerrada por Idalino Leão, presidente da Confagri, Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e Susana Pombo, diretora-geral de Alimentação e Veterinária.
José Campos, presidente da Cooperativa da Póvoa de Varzim, louvou “o trabalho de divulgação da Coopeartiva”, congratulando e “sala cheia e como é evidente vamos organizar mais”. Fica prometido, para o início do mês de junho, um seminário sobre “medicamentos veterinários e bem-estar animal, que estão os dois ligados”. Essa sessão foi já combinada com a diretora-geral de Veterinária.
Sobre a palestra de quarta-feira, José Campos apontou que “não fomos aqui falar de preços dos produtos nem de nada disso, até porque todos sabemos que a culpa dos preços não é da produção. A produção tem o preço que é necessário para cobrir os custos. Falamos de efluentes pecuários que é um problema e muitas das vezes somos mal vistos pela sociedade nesse âmbito”, explicou.
“É isso que queríamos aqui hoje trazer, assim como trazer a Câmara para falar daquilo que são os problemas que chegam à Câmara causados pela agricultura e pela produção de leite”, referiu.