Escolas de dança da Póvoa de Varzim brilham em prova de apuramento para o Mundial (fotos)

0
2233

Foram 60 as coreografias da AM Dance Studio apuradas para o Dance World Cup, ou Campeonato do Mundo de Dança, a realizar em Braga de 30 de junho e 8 de julho com a participação de 54 países. A prova de qualificação portuguesa teve lugar na Exponor, entre os dias 23 e 26 de março. A academia de dança poveira esteve representada por 52 alunos, que levaram a palco 67 coreografias.

No total, alcançou 26 medalhas de ouro, 14 de prata e 3 de bronze, tendo ainda conquistado seis 4º lugares, quatro 5º lugares e sete 6º lugares, todos apurados para as finais.

“Com toda a sua força, garra e determinação, a academia alcançou o topo da competição nas categorias de Júnior em grupo grande de Acrodance com 100 pontos na coreografia ‘MOTHER NATURE’ e, na categoria Sénior grupo grande de Show Dance, também alcançou a pontuação de 100 pontos na coreografia ‘ROLLING ON THE RIVER’”, avança a AM Dance, dirigida pela professora Ana Marques. “Uma conquista que vai para sempre ficar na memória de todos”.

Ainda em representação da academia poveira, Francisca Marques foi premiada com o título de Melhor Bailarina Sénior e Martim Amorim foi distinguido como o Melhor Bailarino Children.

DanceBox e Gimnoarte destacam-se na prova

Para além da AM Dance Studio, também a Dancebox Performing Arts e a Academia Gimnoarte conquistaram vários títulos na prova qualificadora portuguesa para o Campeonato Mundial de Dança.

A equipa de competição da Dancebox alcançou, nos estilos Dança Contemporânea, Acrodance, ShowDance e HipHop, 8 medalhas de ouro, 5 de prata, 1 de bronze e 4 apuramentos.

“Esta equipa de competição da escola de dança Dancebox, integra no seu contingente jovens bailarinos povoenses e vilacondenses, cuja qualidade contribuiu para a obtenção dos tão desejados títulos nacionais”, afirma a escola.

Para o diretor técnico e coreógrafo da Dancebox, Ricardo Rios, “estes resultados fantásticos (das 19 coreografias da Dancebox em concurso, 18 ficaram apuradas para as Finais Mundiais) são fruto de um percurso de formação sério e rigoroso, acompanhado por um ambiente de trabalho positivo e saudável”.

Já a Academia Gimnoarte conseguiu o apuramento de todos os bailarinos presentes na prova, somando 53 pódios – 20 medalhas de ouro, 13 de prata, 11 de bronze, oito 4º lugares e um 5º lugar.

Destacam-se ainda a pontuação de 100 pontos à peça coreográfica ‘KIND OF MAGIC’ e a atribuição do prémio de Melhor Bailarina Children a Eduarda Rios.

“Quem procurar uma explicação para estes excelentes resultados encontra-a no rigor técnico e artístico subjacente ao projeto de formação em Dança existente na Academia Gimnoarte, sob a direção técnica e artística da professora Joana Rios”, diz a Gimnoarte, que agradece também “aos bailarinos pelo seu excelente desempenho, aos professores da Academia Gimnoarte, assistente de direção Sónia Silva, assim como para os pais e familiares dos bailarinos participantes neste apuramento”.