Vila do Conde integra Rede Nacional do Património Cultural Imaterial

0
1824
Foto: CMVC

Foi lançada, na segunda-feira, a Rede Nacional do Património Cultural Imaterial, implementada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). A Câmara Municipal de Vila do Conde é um dos 17 membros fundadores desta Rede.

O anúncio do lançamento da estrutura foi feito por Rita Jerónimo, subdiretora da DGPC, no Encontro Portugal Imaterial: Convenção UNESCO 2003-2023, que decorreu em Évora.

Em comunicado, a autarquia vilacondense explica que “os membros convidados e já efetivos desta Rede são representantes de entidades proponentes de manifestações inscritas no Inventário Nacional do PCI, das Direções Regionais de Cultura e de entidades acreditadas pela UNESCO que desenvolvem trabalho em torno deste património”.

Assim, “para além das Técnicas de Construção e Reparação Naval em madeira que já se encontram registadas no inventário nacional do PCI, Vila do Conde garante os requisitos para a identificação de outras manifestações culturais imateriais que se considerem relevantes e identitárias do seu território”.

A Rede Nacional do Património Cultural Imaterial funciona como uma “plataforma informal de partilha de conhecimento, experiências e boas práticas, visando a salvaguarda do PCI” e apresenta-se “como uma oportunidade para a partilha de metodologias de trabalho e outras formas de cooperação em torno de um objetivo comum: a qualidade de vida das pessoas pela via do PCI, em linha com os princípios da Convenção de 2003 da UNESCO e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU”, explica a DGPC no seu site.