São quatro as associações dos bairros da cidade da Póvoa de Varzim que vão promover, na noite de sábado, a Queima do Judas. A Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira, o Centro de Desporto e Cultura Juvenorte, o Leões da Lapa Futebol Clube e a Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém, as quais vão manter viva esta tradição popular.
Na Mariadeira, a Queima do Judas realiza-se pelas 22h30. “Com este acontecimento, encontramos também uma marcada expressão satírica das gentes locais, com a leitura do testamento”, explica a ADC Mariadeira numa publicação na rede social Facebook.
Já no Norte, o desfile do Judas pelas ruas no bairro está marcado para as 22h30, seguido à meia-noite pela leitura do testamento e queima do Judas, na Esplanada do Carvalhido. Esta é “uma tradição bem poveira que teimamos em manter viva”, diz a Juvenorte.
O Judas sai pelas ruas do Bairro Sul pelas 23 horas de sábado, transportado numa carrela. Às 23h30, é lido o testamento, e à meia-noite o Judas é queimado. “Apareçam”, convida o Leões da Lapa.
E na Giesteira, a Queima do Judas está marcada para as 22 horas, no Largo da Senhora de Belém. A ADRA Belém refere que “quem quiser fazer parte desta brincadeira não nos deixe de contactar”.