Manuela da Costa Ribeiro dá nome a biblioteca escolar de Aver-o-Mar

0
3527

Manuela da Costa Ribeiro, escritora navaiense, é a patrona da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, anunciou a escola sede do agrupamento na semana passada. A cerimónia de atribuição de patrono à Biblioteca decorreu em 31 de março.

De acordo com a Escola de Aver-o-Mar, “a escolha do patrono decorre de uma iniciativa escolar que nomeou as ‘ruas’, ‘salas’, ‘espaços’ da escola sede em 2020/21 e que, por vontade dos seus alunos, escolheu a escritora poveira Manuela da Costa Ribeiro como patrona desta grande sala de aula, a Biblioteca”.

A cerimónia contou uma dramatização pela turma NA4A de um texto construído a partir das obras da escritora, composto por Andreia Teixeira com a colaboração da docente da turma Clarinda Costa e o mote da professora bibliotecária. Também a turma 5E animou o evento, com um momento musical sob a batuta do professor David Alves.

No momento, estiveram presentes o diretor do Agrupamento, Carlos Sá, a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Filomena Alves, e o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.

“Manuela da Costa Ribeiro é natural de Navais, freguesia integrante do conjunto de escolas do agrupamento, é escritora de histórias infantis e juvenis com cunho local através dos seus personagens e enredos, responsável pelo prestigiado festival literário Correntes d’Escritas e uma regular presença nas iniciativas literárias, e não só, das várias escolas do concelho”, refere o agrupamento averomarense.