A cadela Dura, que ficou cerca de 17 horas em agonia num terreno agrícola em Barqueiros, Barcelos, depois de ter sido atropelada, vai estar disponível para adoção “dentro de meia dúzia de dias”. A garantia é dada ao MAIS/Semanário por Carlos Leituga, voluntário que ajudou a resgatar o animal.
Lembre-se que a cadela foi atropelada na madrugada do dia 5 de abril. A GNR e o canil de Barcelos estiveram no local, mas acabaram por não efetuar o resgate.
Dura partiu a coluna e várias costelas, mas havia uma hipótese de recuperação de entre 50 e 70%. Foi operada e está a melhorar significativamente. Foi, também, submetida a uma segunda cirurgia para tratar umas lacerações que tinha nas patas, que correu igualmente bem.
“Já anda sozinha, mas cambaleia um bocadinho, tem menos força na patinha de trás, do lado direito. E dá-se pelo nome, em pouco tempo já o reconhece”, contou-nos alegremente Carlos Leituga.
Dada a boa recuperação, “dentro de meia dúzia de dias, [Dura] estará disponível para adoção. Eu não vou ficar com ela porque não tenho condições. Já tenho em casa um pastor alemão, um labrador, e um chihuahua anão, que não é o problema. O problema são os grandes, por causa da coluna dela, que neste momento está vulnerável. Se um dos outros, a brincar, calha de lhe meter uma pata em cima… Não andamos a ter este trabalho todo com a cadelinha para a colocar em perigo novamente”, explica.
Carlos Leituga adianta ainda que os custos dos tratamentos de Dura ascendem aos 2.992,15 euros. “Faltam cerca de 450 euros para o total”, explica, pelo que todas as ajudas são bem-vindas. Para tal, disponibiliza o número de IBAN PT50004514674024223090693. Os números de MBWay disponibilizados anteriormente já não devem ser utilizados, visto que já foi atingido o limite de transações.