Póvoa de Varzim e Vila do Conde celebram Dia Mundial do Livro com várias iniciativas

0
2711

O Dia Mundial do Livro celebra-se neste domingo, 23 de abril. Tanto na Póvoa de Varzim como em Vila do Conde, há várias iniciativas programadas para assinalar esta data.

Na Póvoa de Varzim, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto recebe pelas 15 horas de sábado (22) a primeira sessão presencial do ‘Cais de Leitura’, o clube de leitura da biblioteca. “São encontros mensais, geralmente à quinta-feira, pautados por momentos de conversas informais onde cada elemento fala sobre a leitura do mês. A escolha do livro é livre, e pode recair sobre qualquer género literário”, explica a estrutura.

Este primeiro encontro presencial visa “privilegiar um contacto mais direto entre os seus participantes”.

Meia hora mais tarde, na sala infantil da Biblioteca, a Associação Ethos Pathos Logos dinamiza mais uma sessão do projeto ‘Conto até ao ponto’, constituída por dois momentos: a leitura de um conto a partir da obra ‘Se eu fosse um livro’, de José Jorge Letria e André Letria, e uma oficina

Iniciativas também em Vila do Conde

No ano em que se comemora o centenário de nascimento da autora Agustina Bessa-Luís, a Câmara Municipal de Vila do Conde, a União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro e Parada e a Associação de Proteção ao Património, Arqueologia e Museus de Vila do Conde promovem, também neste fim de semana, um programa de atividades para assinalar estas efemérides.

No sábado, pelas 15h, realiza-se o Roteiro Literário Agustina Bessa-Luís, que contempla visita a locais das aldeias de Bagunte e Outeiro Maior onde a escritora passava férias na sua infância, locais esses que são referenciados na sua obra literária.

A participação é gratuita, mas os interessados deverão inscrever-se através deste link.

Já no próprio Dia Mundial do Livro, domingo, a Biblioteca Municipal José Régio promove a sessão ‘Histórias sem idade’, a partir das 16 horas. É uma sessão de histórias dirigida a pais e filhos, com narração oral e mediação leitora.

Às 18 horas, o humorista e contador de histórias Jorge Serafim apresenta na Biblioteca o espetáculo de contos e humor ‘Conto, logo insisto’.

Para além destas iniciativas, a autarquia adianta que vai promover uma campanha de descontos de 50% nos livros publicados pelo Município à venda nos equipamentos municipais, entre os dias 22 e 29 de abril. Este desconto não se aplica aos livros editados a partir de 2022.