Há 75 anos a formar crianças que “crescem cheias de sonhos e preparadas para a vida” (fotos)

0
1096

A Escola Nova da Póvoa de Varzim celebra, nesta sexta-feira, 75 anos de atividade. São três quartos de século a educar e ensinar, assinalados num ambiente de festa com momentos abertos à comunidade e outros exclusivos às crianças que estudam no estabelecimento.

Foi na parte pública do dia, de manhã, que, perante dezenas de alunos, pais, encarregados de educação e amigos, foi descerrada a placa comemorativa dos 75 anos, na parte da frente da escola, e declamada poesia, tal como aconteceu na inauguração.

“Estávamos a pensar o que é que iria dizer mais neste dia tão especial, e então fomos pesquisar ao dicionário o significado da palavra escola. Não ficamos satisfeitos com os sinónimos que encontramos nos dicionários e decidimos acrescentar alguns. Para nós, escola é sinónimo de ensino e conhecimento, educação para o mundo, respeito pela individualidade de cada um e carinho”, afirmou Mónica Pinto, presidente da Associação de Pais da Escola Nova.

Para Carmen Silva, coordenadora da escola, “somos uma escola inclusiva, onde as nossas crianças escolhem saberes, crescem cheios de sonhos e são preparados para a vida. Obrigada a todos que ajudam nesta caminhada”, disse, “cada um com a sua forma de ser e sentir, mas todos juntos com um lema em comum: que as nossas crianças aprendam e sejam felizes”.

“A Escola Nova faz a diferença. A empatia, a relação próxima que os seus profissionais docentes e não docentes criam diariamente com os discentes é o segredo para que cada um seja incentivado a potencializar as suas capacidades, a ultrapassar as suas dificuldades, a aprofundar e a consolidar a sua formação pessoal, social e académica”, continuou a diretora do Agrupamento, Luísa Gomes.

Já Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, elogiou a evolução da escola, dizendo que “neste momento temos uma Escola Nova de que todos nós nos orgulhamos” e destacando o esforço da associação de pais e dos professores.