Ribeira de Silvares em Mindelo alvo de descargas poluentes, denuncia Bloco de Esquerda (vídeo)

0
4392
Foto: Bloco de Esquerda/Vila do Conde

A concelhia de Vila do Conde do Bloco de Esquerda enviou na manhã desta quarta-feira um comunicado às redações no qual denuncia a existência de descargas poluentes na ribeira de Silvares, em Mindelo. O partido já endereçou uma pergunta ao governo sobre a matéria.

De acordo com o Bloco, “as descargas poluentes têm sido recorrentes ao longo dos anos, mas nos últimos dias foi denunciado ao nosso grupo parlamentar a existência de três descargas”.

“No dia 29 de abril, segundo as denúncias, foram efetuadas descargas de chorume, agravadas no dia 2 de maio. Na tarde de dia 2 de maio, uma descarga de um líquido branco, com um forte odor a químicos poluiu a ribeira deixando-a pintada de branco”, indica.

Lembre-se que a ribeira nasce na freguesia de Fajozes e desagua na praia de Mindelo, atravessando a Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), que “está ameaçada devido à destruição e falta de conservação”. Por essa razão, o movimento Salvar a ROM “considera [que] não se pode permitir que o leito da ribeira de Silvares seja transformado num esgoto”, cita o BE.

“O Bloco de Esquerda considera urgente a ação de inspeção sobre o acontecido e uma punição exemplar para os responsáveis por este atentado. Para além desta atitude reativa, é necessário, igualmente, garantir uma fiscalização apropriada para que estas descargas não se repitam”, acrescenta o comunicado.

Em questão ao governo, o deputado Pedro Filipe Soares pergunta se o governo tem conhecimento da situação exposta, “que medidas tomará o ministério [do Ambiente e Ação Climática] para averiguar a situação descrita e punir os responsáveis”, e “que medidas de fiscalização serão realizadas para garantir que esta situação não se repita”.

Inquire ainda “de que forma e que medidas o ministério já assumiu ou vai assumir, eventualmente em articulação com o município de Vila do Conde, para pôr cobro às descargas poluidoras e garantir a boa qualidade da ribeira de Silvares”.