Matilde Magalhães da Silva, aluna do 5º ano da Escola Básica 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, da Póvoa de Varzim, foi a vencedora do 1º escalão do prémio nacional ‘A Melhor Carta’, organizado pela Fundação Portuguesa das Comunicações. O tema deste ano, promovido internacional pela União Postal Universal, “desafiava os participantes a pensar em propostas para tornar as estradas de todo o mundo mais seguras para as crianças”.
De acordo com a escola poveira, “nesta 52ª edição do concurso, receberam cerca de quatrocentas cartas de jovens entre os 9 e os 15 anos, com participações de Portugal continental, Açores e Madeira que foram lidas e avaliadas por um júri, de acordo com os critérios definidos no regulamento, ficando assim classificada uma aluna da nossa escola”.
Com esta vitória, Matilde irá representar Portugal no Concurso Internacional da União Postal Universal, onde competirá com cartas de 198 países de todo o mundo.
Os prémios nacionais foram entregues no Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado a 5 de maio, nas instalações da Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa. Na cerimónia, estiveram presentes, para além de Matilde, a diretora da Flávio Gonçalves, Luísa Gomes, a professora dinamizadora da atividade, Paula Soares da Costa, e os pais e irmãos da aluna premiada.