O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai lançar, na sexta-feira (12), o projeto ‘Um Dia Pela Vida’ de Esposende. A cerimónia vai ter lugar no Fórum Rodrigues Sampaio, no Largo Sacadura Cabral, em Esposende.
O projeto ‘Um Dia Pela Vida’ é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito do programa internacional ‘Relay For Life’, da American Cancer Society, programa esse que conta com a participação de 30 países.
“Os principais objetivos do UDPV são: informar e educar as comunidades locais para a sensibilização e prevenção do cancro e angariar fundos para os programas de prevenção, rastreio e outras atividades desenvolvidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro”, explica a organização.
O projeto “representa a certeza de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que o estão a combater serão apoiados e a esperança de que um dia o cancro será vencido”, acrescenta.
Em Esposende, o programa arranca pelas 18 horas de sexta-feira, com a abertura e apresentação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a cargo da coordenadora administrativa do Projeto Um Dia Pela Vida – Norte, Vera Lopes.
Segue-se a palestra ‘Cancro: vencer a doença, viver com a doença’, por Carlos Silva, médico especialista em Urologia e diretor do Serviço de Urologia do Centro Hospitalar Universitário S. João do Porto.
A partir das 19h10, será feita a apresentação do projeto ‘Um Dia Pela Vida’, com a participação de Maria da Conceição Clavel, coordenadora regional Norte do projeto, e Fátima Escrivães e Isabel Queiroga, responsáveis locais do projeto em Esposende.
O programa termina com as intervenções de Fernando Ribas, diretor do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e de Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende, às quais se segue um momento musical por Trinorte.