Domingo, Setembro 22, 2024

TeleTrade: Os preços no consumidor dos EUA não são bons para a multidão em sofrimento

O índice do mercado alargado S&P 500 estava a lutar para se manter acima dos 4.100 pontos, com a maioria do mercado a fazer uma contagem decrescente para os dados cruciais da inflação do consumidor dos Estados Unidos. No entanto, os números reais de abril foram capazes de animar um pouco a multidão.

A inflação global foi mais lenta do que o esperado em 4,9% ano-a-ano, enquanto o núcleo mais importante da leitura também diminuiu 0,1% para 5,5%. Isto significa que a pressão sobre os preços, excluindo os produtos alimentares e os combustíveis, que são os mais voláteis, abrandou ligeiramente em relação aos 5,6% registados há um mês. Em teoria, isto poderia permitir à Reserva Federal (Fed) parar a sua gama de taxas de juro de referência nos níveis actuais entre 5,00% e 5,25%, se os seus membros considerarem que a sua política monetária é suficiente para controlar a inflação actual. No entanto, ninguém pode dizer se esta decisão de pausa se concretizará na prática, tendo em conta o facto de haver mais dados pela frente e as condições surpreendentemente apertadas do mercado de trabalho, acredita o analista da TeleTrade.

A economia dos EUA criou 253.000 novos postos de trabalho nos segmentos não agrícolas da economia dos EUA e um mínimo recorde de 3,4% para a medida de desemprego dos EUA em Abril. Infelizmente, isso foi combinado com um movimento ascendente de ganhos médios por hora de 0,5%, o maior desde 2022, contra um crescimento menor originalmente previsto de 0,3%. Embora atenuando as preocupações com a recessão, também serviu como mais uma bandeira vermelha para os funcionários da Fed, uma vez que pretendiam suprimir a capacidade dos criadores de emprego para aumentar os salários.

O que parece bom para os trabalhadores comuns está longe de ser bom do ponto de vista dos adeptos da regulação macroeconómica entre os decisores políticos do banco central. Na sua declaração de 3 de Maio, a Reserva Federal pôs à prova as suas suaves sugestões de uma possível pausa no ciclo de aperto, ao aludir à possibilidade de o fazer. No entanto, o seu presidente, Jerome Powell, rejeitou a maioria das sugestões, dizendo que o regulador dos EUA ainda está “preparado para fazer mais”, se necessário.

De acordo com o analista da TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt), uma ameaça iminente de taxas de juro mais elevadas e mais longas, bem como conversações sobre o tecto da dívida ainda pouco promissoras, criam um foco negativo para as mentes investidoras. Quaisquer picos na direcção de 4.150 ou mais para o S&P 500 podem ser temporários. Relativamente aos números da inflação, o seu progresso mensal não sugere complacência, uma vez que tanto os preços principais como os preços médios subiram os mesmos 0,4% mês a mês. Isto é muito depois de uma inflação global de 0,1% em Março, pelo que a pressão sobre os preços está a aumentar. A inflação subjacente mantém-se consistentemente elevada, ou seja, não inferior a 0,4%, nos quatro últimos meses desde o início de 2023.

Em suma, se a multidão sofredora estava à espera de um sinal positivo claro e bem compreendido do céu sobre a direcção de possíveis mudanças e clareza no sentimento do mercado, então dificilmente era o que era necessário.

 

Aviso Legal:

As análises e opiniões aqui fornecidas destinam-se apenas a fins informativos e educacionais, não se destinam a ser uma oferta ou solicitação para a compra ou venda de qualquer instrumento financeiro e não representam uma recomendação ou conselho de investimento da TeleTrade. O conteúdo fornecido é genérico e não tem em conta os objectivos de investimento individuais ou a situação financeira. O material publicado não foi preparado de acordo com os requisitos legais destinados a promover a independência dos estudos de investimento e não está sujeito a qualquer proibição de negociação antes da divulgação dos estudos de investimento. A confiança indiscriminada em materiais ilustrativos ou informativos pode conduzir a perdas. O desempenho passado ou simulado não constitui um indicador fiável de resultados futuros e os indicadores de previsão não constituem um guia fiável para o desempenho futuro.

Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade

Artigos Relacionados

MAIS/Semanário