PSD/Aveleda quer “mudança de atitude” perante poluição nos rios da freguesia

0
2478
Foto: PSD/Aveleda

O grupo do Partido Social Democrata (PSD) na Assembleia de Freguesia de Aveleda, Vila do Conde, mostra-se “preocupado com a poluição que se tem verificado nos rios da freguesia”. Em nota de imprensa, o grupo afirma ser necessário “que as entidades competentes assegurem a atual segurança da utilização do rio” e considera “imperativo que haja uma mudança de atitude das nossas autoridades na defesa do ambiente, da biodiversidade e da saúde pública”.

De acordo com o partido, a poluição dos rios foi um assunto levantado “pelos membros do partido na última Assembleia de Freguesia e pelos moradores, na sequência de relatos de alterações de cor e da formação de espuma não identificável e anormal”.

Às questões, o presidente da Junta de Freguesia, Armando Silva, terá confirmado a situação e contactado o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, adiantando ainda crer que a poluição deriva da ETAR de Cambados, Vila Nova de Telha, porque, cita o PSD, “o afluente em questão passa junto à estação de tratamento de águas residuais”.

O autarca terá ainda admitido que “ao longo dos tempos tem havido várias descargas” nos rios da freguesia, e que ainda “há cerca de seis meses atrás, houve uma grande descarga no Rio de Moinhos” que “matou toda a fauna do rio”. Na altura, o presidente da Junta contactou o SIPNA e efetuou “as diligências possíveis e ao seu alcance”, diz o PSD.

Para os sociais-democratas, “esta ocorrência é gravíssima e, passado estes meses todos, é necessário ter conhecimento das investigações, para se apurar responsabilidades e adotar os procedimentos necessários à segurança do ambiente, da biodiversidade e da saúde pública, quer no presente, quer para o futuro”. Já relativamente às ocorrências mais recentes, “PSD espera que o assunto seja devidamente investigado”.

De acordo com informações avançadas por Armando Silva, a poluição mais recente não é “tão grave” quanto a anterior, mas “continua a ser um problema para a saúde pública, uma vez que a água do rio em questão é utilizada pelos vários agricultores aveledenses para fins agrícolas”, diz o PSD.

“É preciso que as entidades competentes assegurem a atual segurança da utilização do rio e que estão a ser cumpridas todas as boas práticas de proteção ambiental no que concerne à contaminação das águas”, considera o partido.

“Não nos resignamos com a escassez de informações e com a ausência de punições relativamente aos incidentes já anteriormente registados, mas também com a permanência destas ocorrências nos nossos rios, sendo imperativo que haja uma mudança de atitude das nossas autoridades na defesa do ambiente, da biodiversidade e da saúde pública”, termina a nota de imprensa.